segunda-feira, 15 de junho de 2009

Festival Internacional de Teatro de Santo Domingo



PROGRAMAÇÃO INTERNACIONAL

“Entre os objetivos do festival está o cumprir com o direito dos dominicanos de presenciar espectáculos teatrais de alta qualidade que estimulem a criatividade e a imaginação.”

A Empresa Humana (Argentina)
Dois Passos de Paz, Dois Passos de Guerra

Desde uma mirada poética o conflito entre ideais e realização. O corpo cercado pelo pensamento. As ideias contrapostas à ação. Razão e amor em uma batalha de corpos. Ele e Ela se amam, mas entre ambos se desata o eterno combate entre utopia e realidade, entre discursos e fatos. Arbitra contenda-a dialéctica um passo, um verdadeiro passo, quem não pode evitar os dois passos de paz, nem os dois de guerra.
ELENCO:
Ercilia Agostinelli
Daniel Abecasis
Ezequiel Molina
FICHA TÉCNICA
Direcção: Ezequiel Molina
Assistente de direcção: Ana Martínez:
Vestuarista – Maquilladora: Mariana Rum
Escenógrafa: Adriana Ovelar
TIbai Teatro (Argentina)

“Contando a meu Avô”


Coincidindo com o centenário do nascimento do célebre político e escritor dominicano Juan Bosch, seus contos chegam ao teatro para descrever-nos a idiosincrasia dos camponeses antillanos e vê-los convertidos em figuras paradigmáticas rurais dominicanas.
“Dois pesos de água”, “Os amos” e “O algarrobo”, são os contos eleitos por María Isabel Bosch, para mostrar-nos a profunda sensibilidade social, coerência e sensatez de seu avô. Estas conmovedoras histórias vêm a falar-nos, da luta contaste do homem contra o homem, do homem contra a natureza e finalmente da imposición da natureza ante o homem.
Dedicatoria
De pequena muitas vezes ouvi dizer, que eu, era a neta do louco. Realmente não entendia por que se dizia de maneira quotidiana que meu avô estava ou era o louco. O tempo foi passando e comecei a deduzir que em um país onde as convicções morais e a ética política não podiam estar presentes porque a corrupção estatal e a impunidade eram as rainhas dirigentes, um senhor canoso de olhos azuis e integridade moral devia passar por orate… Mas a deus obrigado, comecei a ver como eram as coisas realmente; pude apreciar e diferenciar a demência da sensatez e compreendi com alegria que essa enajenación adjudicada ao avô constituiu sempre a maior sabedoria de que pôde desfrutar nosso país. Faz favor, se loucura é honradez, rectitude, dignidade, probidad, consciência… chamem-me a neta do louco. .


Teatro de ande-los (Bolívia)
"Em um Sol Amarelo, Memórias de um Tremor"


Em um Sol Amarelo, Memórias de Um Tremor a tragédia e burla-a dançam em cena, de um lado a força fortuita e indiferente que destrói em segundos, cidades, vidas, famílias. Depois da investida da natureza, a mezquindad, o abuso e a corrupção arropan às comunidades afectadas pela destruição, um terramoto de maior magnitude sacode a quem tentam sobreponerse do desastre. Ainda que a peça é baseada em um facto real, o grande terramoto que sacudiu a Bolívia aquele 22 de maio, a história é a mesma em qualquer cidade da América Latina.
ELENCO:
José Daniel Aguirre Camacho
Alice Padilha Guimaraes
Victor Gonzalo Callejas Porto
Fidel Lucas Achirico Espinoza
FICHA TÉCNICA:
Técnico de Som: Rosado Ramos Bernardo
Administrador - tour manager: GIAMPAOLO NALLI
Director: CESSAR BRIE



Black And Blue Project (CANADÁ)

HEAVEN

O jadeo, a respiração, o surpreendente som da carne contra a carne, e o golpe do pé contra o solo: sons da vulnerabilidad e do poder do corpo – Esta é a partitura de Heaven. Profundamente física, Heaven é o exemplo mas explícito de Ivanochko que vê o movimento como metáfora do coração e da mente.
Começando desde a ideia que o céu é o último lugar de união e amor, este trabalho explora a necessidade biológica e emocional de se encontrar e se dissolver no outro. Despojados de suas roupas, os corpos dos bailarinos falam com unasencillez e sexualidad que impacta visceralmente.
Dramática e tematicamente nua, esta peça sobresalta e seduze com sua imagem primordial e desagarradota honestidade.

FICHA TECNICA
Coreografia:Sasha Ivanochko
Bailarinos: Sasha Ivanochko
Louis Laberge-Côtè
Matthew Waldie
Desenho de luzes: Geoff Buckley
Direcção de Ensaios: Susie Burpie
COLÔMBIA
Fios Mágicos

“O Precipício”


Que faria você se em um momento crucial, no que os segundos são tão valiosos que deles depende a vida, um menino lhe sorrri e pede lhe desenhar um cordeiro? Tome-se seu tempo... O pequeno príncipe tem-nos a resposta, que fará ver o invisível com nossa imaginación e o essencial com o coração. Deixe que este conto de cartón permita às personagens saltar das páginas do livro à cena dos fantoches para viajar pelos curiosos asteróides dos adultos. Assim poderá apreciar o Universo desde a altura dos meninos e desenhará com outras cores seu mundo.
AUTOR: Dramaturgia de Ciro Gómez, inspirado no livro de Antoine de Saint Exupery.
MÚSICA: Francisco Sánchez e Jorge Cortês.
ELENCO:
Ciro Leonardo Gómez Acevedo (Director e titiritero)
Jersson Andrés Roda Fajardo (titiritero)
Víctor Oswaldo Muñoz Parra (técnico)


Teatro Matacandelas (Colômbia)
"Fernando Gónzalez, Velada Metafísica"


Fernando González, humorista, filósofo e cronista é também o grande místico colombiano -o único-, um homem no exercício constante do conhecimento experimental consigo mesmo, com a natureza e com a espiritualidad religiosa.
Mais que todo isso foi e é o que poucos se atrevem a dizer: UM GRANDE POETA.
Falou-nos através dos livros, mas quase nunca lhe brindámos a possibilidade do fazer olhando aos olhos desde um palco. Convidá-lo a estar conosco, em colectividad, na ritualidad mágica do teatro é participar de outro modo com sua poesia, com seu pensamento contradictorio, com sua viagem emotivo.
VIVER, para ele, estava acima de toda ambição literária, pois "Todo o que está muito bem escrito é detestable. A cada coisa deve aparecer com o vestido que tinha enquanto era vivida. O vestido e a música de seu mundo próprio".

FICHA TECNICA

Atores: Juan david touro - Diego Sánchez - Nadia Silva - Sergio Dávila - Juan David Correa - Alejandro Vásquez - Margarita Betancur - María Isabel García - Ángela María Muñoz - John Fernando Ospina.
Textos: Fernando González
Textualia: Félix Ángel Vallejo - Mary Jo Leavit - Gonzálo Arango - Cristóbal Peláez G.
Dramaturgia, palco, luzes, utilería e vestuario: Matacandelas
Direcção: Cristóbal Peláez G.

Teatro X 2 (COLÔMBIA)
“Simplesmente José”.

De maneira poética e descarnada esta obra propõe a deslocação do homem rural colombiano, victima do conflito. trata-se além de uma homenagem a quem desde suas limitações têm fazer# frente à barbarie, revelando uma esperança em se mesmos, que consegue contagiar o espírito e convencer aos demais que ainda há uma saída frente a guerra, a incomunicação e a desigualdade.

A peça foi estreada no teatro do repertorio do norte em Buenos Aires Argentina em novembro do 2005 e tem realizado ao rededor de 165 funções em espaços tão variados como instituições académicas, eventos relacionados com direitos humanos, festivais e encontros de teatro em Colômbia e sul América.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, actuação e direcção escénica : Giovanny Longo León

Projecto Narrar-te (Cuba)
“Pois se senhor… Este era um circo”

O Grande Circo de Merengue viaja pelo mundo deixando na cada sitio um poquito de alegria, um punhado de emoções e uma pizca de ilusão.
Em um circo ocorrem muitas coisas…e da cada um de seus artistas sempre há algo que contar. Mediante um jogo de adivinanzas, o público vai descobrindo quem será o protagonista da seguinte história, em um percurso fabuloso, cheio de maravilhas, confusões divertidas e surpresas.
FICHA TECNICA
Autor: Versões de Mayra Navarro, baseadas em livro homónimo do escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez.
Director Artístico: Mayra Navarro
Género: Espectáculo escénico individual de narração oral para público infantil
Elenco: Mayra Navarro

Teatro do Caballero (Cuba)
"RICO"

Rico é um pobre homem, tanto como qualquer de nós. O ser humano é o mesmo em todas partes. Você querido espectador, sentirá algo muito similar a mim, provavelmente. E se não, fá-lo-á quando veja este espectáculo individual.

FICHA TECNICA
Versão do grande conto, de Bruno Storni.
Monólogo interpretado por José
Antonio Alonso

Teatro da Lua (Cuba)
“Delírio Habanero”
Em um velho bar abandonado encontram-se, todas as noites, três delirantes que crêem ser personagens famosos da farándula e a música. Ali encontram refúgio do médio hostil que os rodeia e ali nos convidam a viver suas histórias pessoais carregadas de emoções e música. Celia Cruz, Benny Morei e um legendario barman (Vareta) parecem reencarnar nestes três seres que devem se enfrentar depois a um final inevitável.

Autor: Alberto Pedro
Música: Arranjos executados por Rafael Guzmán
Director: Raúl Martín
Desenhos de vestuario, cenografia e luzes: Raúl Martín
Produção: Manuel Quintans
Assistência de Direcção: Reinaldo Trujillo, Yanko Marrero, Rayssel Cruz e Carolina Balmaseda
Assessoria teatral: Bárbara Domínguez
Assessoria siquiátrica: Dalia Cañizares
Teatro Malayerba (Equador)
"A Rapariga dos Livros Usados"


Uma rapariga conta-nos sua vida, uma vida signada pela violência familiar à que segue um casal marcado ou, melhor dito, uma venda. Seu pai vende-a, literalmente, a um militar que a deseja com a única condição de que “a mercadoria não seja usada” dantes de dois anos, prazo em que se supõe a rapariga converter-se-á em mulher. Assinado o contrato a rapariga deixa a casa familiar para mudar ao quartel. A violência cuartelaria se diferença da do lar paterno em seu simetría; violência e repressão melhor organizadas que a familiar.

Dramaturgia e Direcção: Arístides Vargas
Direcção Actoral: M. do Rosario Francesa
Partilha: Arístides Vargas
M. do Rosario Francês
Daysi Sánchez Cristina Marchán
Manuela Romoleroux
Diego Bolaños
Gerson Guerra
José Rosales
Joselino Suntaxi
Santiago Villacís
Técnico de iluminación: Elena Navarrete
Desenho de vestuario: José Rosales
Produção Geral: Grupo Malayerba

O Ramo de Prata (Equador)
“As Médias do Flamingo”



As Víboras de Coral convidam-te a sua dance anual, no que estarão as personagens mais importantes da selva social. Um complô prepara-se na contramão dos flamencos e sua vida corre perigo. Doña Lechuza está implicada… mais informação em breve, não se desliguem de sua emissora predilecta Rádio Selva, a voz das bestas. Nos sintonizan em 107 megamonos de seu dial. O Sapo, Doña Lechuza, Dom Burro e outros mais estarão ao vivo e ao vivo para participar deste magno acontecimento social que fará passar a todos uma hora divertida de programação radial”.

Ficha Artística e Técnica
Autor:
Horacio Quiroga
Versão livre para fantoches:
Ana Escobar- Ciro Gómez
Actuação:
Ana Escobar V.
Direcção:
Ciro Gómez

Teatro Albanta (Espanha)
"Flores Arrancadas ao Nevoeiro"


Raquel e Aída, duas exiladas de não se sabe que pós guerra, se encontram em uma estação de caminho-de-ferro e, sem mover do banco no que por acaso se encontram, nos narram sua viagem comum ao desterro. A história sucede entre a chegada delas à estação de caminho-de-ferro e a chegada de seus respectivos comboios, na breve conversa de duas desconhecidas; como se o exílio coubesse no tempo impreciso em que duas pessoas se encontram fora de se mesmas.
Os momentos vividos e por viver de duas personagens que recém se conhecem, se entretejen entre a dor e o riso que provocam as lembranças que algumas vez foram terrível realidade, mas que a força dos recordar, dos armar e os desarmar, se tornaram hipótese do que creram viver e não o que exactamente viveram.

Partilha:
Aída: Anjos Rodríguez
Raquel: Charo Sabio
Posta em cena e Direcção: Pepe Bablé
Desenhos Cenografia e Vestuario: ALBANTA
Realização de Cenografia: Comando Zeta
Realização de Vestuario: Mamy´s
Atrezzo: Francis Geraldía
Desenho Iluminación e Espaço sonoro: Pepe Bablé

Teatro Rompido (Rep. Dominicana - EE.UU)
“Mulheres ao Nu ”


Sinopse: Esta obra esta composta por três monólogos os quais contam a história de três mulheres de diferente classes sociais e raças, quem despem a alma para sacar suas traumas e frustraciones sem decoro algum.
A cada uma delas em diferentes maneira têm sido marginadas por uma sociedade machista e têm vivido difíceis momentos de violência domestica nos quais alguma delas têm ficado atrapadas para sempre.
É uma obra dramática contada de uma maneira às vezes jocosa, que toca ao espectador em modo de reflexão.

FICHA TECNICA
Obra de teatro: Mulheres ao nu
Autor: Mariluz Deita
Direccion: Mariluz Deita Assistente de direccion :Edward Sepulveda
Actuacion: Mariluz Deita
utileria: Juancito Rodriguez

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