quarta-feira, 17 de junho de 2009
Excesso de Bagagem
Em época de excesso de informação, os sentidos tornam-se cada vez menos sensíveis ao que é de real beleza e importância.
Com a revolução tecnológica, passou-se a viver em meio a fatos e notícias, nem sempre confiáveis, os quais são absorvidos sem uma análise mais aprofundada ou questionadora. Assim, passivamente, cada vez mais nos distanciamos dos valores humanos essenciais.
Numa tentativa de retomar a importância desses sentidos, a arte cumpre seu papel. E inspirada no conto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos, a atriz e bailarina Cleani Marques estréia, dias 16 e 17 de junho, seu mais novo trabalho solo, o espetáculo de dança “Excesso de Bagagem”.
Por carregarmos esse excesso de bagagem, muitas vezes dispensável, perdemos autonomia e nos curvamos à vontade da massa. Esse processo ocorre em meio a uma mecanização da aprendizagem, onde as ações se tornam automatizadas; as relações sociais superficializadas; a busca pela estética perfeita, o consumo exagerado de produtos e a competição pelo sucesso, desmedidos.
O espetáculo, que acontecerá no Teatro Sesc Garagem, 913 sul, às 20h, objetiva o estímulo ao autoconhecimento, reflexão e tomada de consciência quanto a esse comportamento social. ‘Excesso de Bagagem’ faz uso da linguagem da dança contemporânea.
É concebido, dirigido, produzido, coreografado e interpretado por Cleani Marques, que em seu segundo trabalho solo também assina a cenografia e o figurino do espetáculo.
Formada pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e pela Academia de Dança Clássica de Brasília, Cleani já possui uma bagagem de 22 anos de carreira na área da dança, e é também cantora e violinista da Escola de Música de Brasília. Já foi integrante de grupos importantes na cidade, como Cio da Dança, ASQ Companhia de Dança, Beton Cia de Dança, Margaridas Grupo de Dança, além de ter trabalhado com renomados diretores de teatro na capital. Como coreógrafa, desenvolveu alguns trabalhos para o teatro e para a dança.
Ficha Técnica do espetáculo:
Criação, Direção ,Produção, Coreografia, Interpretação, Figurino, Cenário e Design Gráfico: Cleani Marques
Assistente de direção: Laura Virgínia
Iluminação: Marcelo Augusto
Fotografia e Vídeo: Cláudio Araújo
Edição de som: Arthur Nunes
Assessoria de Imprensa: Nathália Clark
Confecção de cenário e objetos cênicos: Cleide Maria Marques e Anisio Calazans
Textos: Trechos do conto “Circuito Fechado” de Ricardo Ramos
Trechos do Livro “Excessos e Exceções” de Hilan Bensunsan
Poema “Rascunhos” de Cleani Marques
Serviço:
Espetáculo de dança estimula auto-reflexão na época dos “excessos”
Data: 16 e 17 de Junho
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Garagem 913 sul
Informações: 3445-4415 / 3445-4420
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário