sábado, 1 de maio de 2010

TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO – ENCONTROS E PRÁTICAS NO CENTRO-OESTE


Acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Brasília e Goiânia, o evento TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO – ENCONTROS E PRÁTICAS NO CENTRO-OESTE, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo e ensaísta Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas. Na ocasião o público vai assistir a duas peças teatrais com atuação dos grupos praticantes do Teatro do Oprimido em Goiás. Ao final de cada apresentação alguns dos espectadores serão convidados a entrar em cena e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios da vida real, deles próprios.

A programação conta ainda com: o lançamento do livro póstumo, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico de Augusto Boal, que pouco antes de falecer foi nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco; uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais, palestras e exibição de um curta metragem; e a Sessão Solene Simbólica de Teatro Legislativo.

“O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz Ney Motta, assessor de comunicação.

“Na sessão de Teatro Legislativo, a platéia, além de fazer as intervenções substituindo o personagem oprimido, pode também sugerir propostas de Lei ou de ações concretas que tragam alternativas ao problema. Com o apoio de um assessor legislativo e um especialista no tema, serão selecionadas duas propostas para serem debatidas e votadas. As aprovadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo ou às autoridades competentes. Através do Teatro Legislativo foram criadas 13 Leis Municipais na cidade do Rio de Janeiro, duas Leis Estaduais nesse estado e tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei”, afirma Olivar Bendelak, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

As atividades que acontecem em Brasília e Goânia, integram o PROJETO TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO, cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método em 18 estados brasileiros e quatro países da África lusófona: Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola. O Projeto é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br) com patrocínio do Ministério da Cultura, por intermédio do Programa Cultura Viva. O evento tem apoio da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (DF) e Universidade Católica de Goiás.

SERVIÇO

4 de maio, terça-feira

10 às 12h – Oficina de Introdução ao Teatro do Oprimido

Local: Teatro da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – SDS Nº 30/64 BLOCO “C” ED. FBT – Brasília/DF

Informações: (61) 3224-5369, 3224-5369 e 9228-5707 – c/ Silvia Paes

4 de maio, terça-feira

19 às 21h – Aula Espetáculo

Ministrada pela psicopedagoga Cláudia Simone, curinga do Centro de Teatro do Oprimido, e pela arte-educadora Silvia Paes, multiplicadora de Teatro do Oprimido no Centro-Oeste

Local: Teatro da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – SDS Nº 30/64 BLOCO “C” ED. FBT – Brasília/DF

Informações: (61) 3224-5369, 3224-5369 e 9228-5707 – c/ Silvia Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário