quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Butô


Hibrido de teatro e dança, é o filho do visionário coreógrafo e escritor Tatsumi Hijikata (1928-1986). Um dos representantes da vanguarda dos anos 60 e 70. Uma criação de uma sociedade pós apocalíptica (Japão pós-segunda guerra mundial, pós holocausto atômico).

O butô é a representação e interação entre luz, expressão corporal, música, poesia e arte impressionista.

A comunicação com o público é tão clara, que a tradução do texto é dispensável. ANKOKU BUTÔ foi o primeiro nome da arte, sua tradução é dança das trevas, O Butô traz à tona o lado escuro do homem, sua alma e sua sombra. E o contato com a literatura e cinema francês foi o elemento chave para o intercâmbio de Tatsumi Hijikata com Antonin Artaud.

Tatsumi Hijikata, é figura fundamental para dança moderna e no teatro Angura (underground), como tornou-se vanguarda de um círculo artistas do teatro, literatura, poesia, fotografia, cinema, música e às artes plásticas no Japão.


3 comentários:

  1. Oi Paulo, vim fazer uma visita no seu blog que é ótimo! Só é chato para mim que moro tão longe e não posso frequentar os teatros, exposições e afins que você tão gentilmente nos apresenta. Mas fica meu carinho aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muy interesante blog. Ha sido mágico visitarte. Felicitaciones., muy bueno todo. Un abrazo

    ResponderExcluir
  3. Oi amigão, também adorei seu blog sempre traz coisas interessantes como os vídeos sobre o Butô, AMEI! Um grande beijo>

    ResponderExcluir