domingo, 25 de outubro de 2009

Não ao genocídio da juventude!


O que temos pra comemorar neste dia 25 de outubro?
Em Brasília quase nada.
No Brasil quase nada.
No Mundo quase nada.

Em todo o mundo, as cinco causas principais de morte entre os jovens (em ordem variada, dependendo da região), são lesões não intencionais, Aids, outras doenças infecciosas, homicídios, guerras, outras lesões intencionais, suicídios e lesões auto-infligidas.


Lesões acidentais, em especial causadas por acidentes de carro, representam a principal causa de morte dos jovens na maior parte do mundo. Na América do Sul, porém, lesões intencionais (como suicídio) matam quase tantos jovens quanto os acidentes. Na África, a principal causa de morte dos jovens é a Aids, seguida por outras doenças infecciosas.

No Brasil, de acordo com projeção feita pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), até 2012, 33,4 mil jovens brasileiros deverão morrer assassinados nas 267 cidades com mais de 100 mil habitantes do país.

O Mapa da Violência 2008, revela que em todo Brasil o número de homicídios de jovens aumentou cerca de 31,3% em dez anos (1996 – 2006). Em 2006 17.312 jovens foram assassinados, 1.146 no Paraná.
Cresce também algumas tentativas de criminalizar a juventude como a que pretende reduzir a maioridade penal, implantar o toque de recolher, a acusação de que o jovem seria agente da violência, entre outras.

A juventude é uma fase de oportunidades e também de riscos. Se fracassarmos na tentativa de inserir e proteger socialmente à crescente população de jovens no mundo, corremos o risco de ter uma guerra entre os seres da superfície e os excluídos. Nossa juventude merece o melhor, o mundo merece o melhor e nós também. Não ao genocídio da juventude!

O casa xv, vai continuar sua missão de incluir socialmente crianças, adolescentes e jovens que deveriam ter a proteção integral do estado através da educação, saúde, segurança, trabalho, lazer e sobre tudo a ARTE que liberta e salva das amarras da opressão.
Temos uma letra do RAPPA que ilustra bem a doença que mata a juventude brasileira. Que mata de fome, de raiva, de medo e de falta de respeito.

Catequeses do Medo
O Rappa
Composição: Yuka
Catequese do medo
Num buraco negro
No fim do terceiro mundo
Um sorriso assustado
Uma mãe desesperada
Um pai mal pago, operário e mudo
Reuniões oficiais escurecendo outras salas
Onde a tortura faz filho
Na pele de um jovem afro-brasileiro
Na pele de um jovem fudido e sem dinheiro
Por isso...
Podem falar o que for
Que eu sei que não sou culpado
Podem falar o que for
Que eu sei que não sou, sei que não sou
A fome é um esperma
Por entre as pernas da violência
E o egoísmo que excitou
As diferenças em que merece
Um aborto imediato
Um apartheid econômico
Contamina, machuca
E não nos deixa gritar
Quando o carro preto passa
Quando o carro preto passa
Por isso
Podem falar o que for
Que eu sei que não sou culpado
Podem falar o que for
Que eu sei que não sou
Sei que não sou
SOM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário