terça-feira, 20 de outubro de 2009

PIA FRAUS - Bichos do Brasil


Espetáculo:
“BICHOS DO BRASIL” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

“BICHOS DO BRASIL” é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais, dentro do imaginário popular, que tanta influência exerce como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.

Três atores e mais de 50 bonecos feitos a partir de materiais naturais, cujas formas são estabelecidas por cabaças, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos e bonecos infláveis gigantes, promovem a retomada da Pia Fraus às suas origens: tornar contemporâneos elementos da Cultura Popular Brasileira.
O grupo:
Pia Fraus - do latim "uma mentira contada com boa intenção".

Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características muito particulares, buscando o aprofundamento, pesquisa e a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não - linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco - ator, máscaras são os elementos que caracterizam os trabalhos da companhia e estão presentes em todas as suas montagens. Nos seus 25 anos de existência, a Pia Fraus produziu 20 espetáculos, apresentando-se em quase todos os estados brasileiros e 18 países diferentes, participando dos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.

Já foram visitados pelo grupo: Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Suécia, França, Inglaterra, Escócia, Índia, Holanda, Equador, Eslovênia e República Tcheca. Hoje o grupo possui em seu repertório ativo 10 espetáculos (PRIMEIRAS ROSAS, BICHOS DO MUNDO, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, 100 SHAKESPEARE, OLHOS VERMELHOS, A LENDA DO GUARANÁ, BICHOS DO BRASIL, GIGANTES DE AR, FLOR DE OBSESSÃO e O VAQUEIRO E O BICHO FROXO) e tem agendada a estréia de FILHOTES para o segundo semestre de 2009.

Ao longo destes anos,o grupo tem se caracterizado por trabalhar com diretores como Naum Alves de Souza, Hugo Possolo, Osvaldo Gabrieli, Carla Candiotto, Marcia Abujamra, Ione de Medeiros, Francisco Medeiros, entre outros, realizando também experiências de co - produção e participação como em BABEL BUM (94/95), com o grupo XPTO e SINFONIA CIRCENSE (96), com o Acrobático Fratelli e a Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf. Desde 2002 tem feito diversas parcerias com o grupo Parlapatões, que resultaram nos espetáculos PANO DE RODA (02), projeto itinerante patrocinado pela PETROBRÁS (do qual também fez parte o grupo La Mínima), o teatro de rua HÉRCULES (05/06) e o CIRCO RODA BRASIL - que em 2006 estreou com STAPAFURDYO e em 2008, continuou sua carreira com OCEANO.

Tel: 11 3864 3327 / 9620 2683
e-mail: piafraus@piafraus.com.br
www.piafraus.com.br

Agenda:
22/10 - Quinta-feira

O grupo Pia Fraus (SP) apresenta o espetáculo Bichos do Brasil no Estádio Bezerrão às 16h.

Um comentário:

  1. Parabens pelo tema! Porém gostaria de sugerir uma fonte de inspiração a qual ajudaria com toda a certeza a fauna, e a flora. Vejam no blog ilustrado com charges. MATAALHEIAMAMATANOSSA.BLOGSPOT.COM o outro lado das eco Histórias. A árvore protegida por lei,o Têtadobrium Dubium. E também da eco fauna o Mandacarimbuva e sua merdamorfose em carimboposa e outros eco heróis da florestas alheias.

    ResponderExcluir