quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As Moscas


Teatro de Arena da UnB –
17 e 18 de outubro às 17h.

Palestras:

Prof. Doutor Franklin Leopoldo e Silva - 15 de outubro, às 19h, na FNAC.

Fernanda Pacini, no SESI Taguatinga.

O espetáculo As Moscas apresenta o tema da liberdade em oposição ao fanatismo por meio da trajetória de Orestes, que, ao retornar do exílio, encontra sua cidade, Argos, atormentada por moscas e tomada por uma culpa: O assassinato do Rei Agamêmnon, seu pai. Orestes encontra ainda sua mãe entregue à cama do assassino e sua irmã escravizada. Ao se deparar com tais fatos e a situação em que seu povo se encontra, Orestes se defronta com a angústia de sua liberdade e o desejo de vingança. “Propomos, com a realização deste espetáculo, apresentar um diálogo entre a origem do teatro ocidental, Sartre e a produção artística brasileira.”, acrescenta a diretora, Fernanda Pacini.

A montagem do espetáculo teve como ponto de partida a realização de 40hs da oficina para atores “O Corpo no Coro da Tragédia Grega”, durante os meses de abril e maio na FADM - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Ministrada por Fernanda Pacini, diretora teatral formada pela UFRGS, a oficina teve como foco os fundamentos do Coro Grego, estimulando os atores a uma atuação coletiva por meio do Viewpoints, técnica que explora a percepção dos atores e a relação do corpo com o espaço físico.

Foi pensando na importância da tragédia grega para sua época, na força educadora que ela representava e na relação dionisíaca que havia entre a atuação dos atores e os espectadores, que se decidiu utilizar o caráter religioso do teatro grego para repensar outras vivências na concretização do espetáculo. Porém, rompe-se com a noção tradicional de tragédia, já que o público alvo desta montagem é a sociedade atual.

A encenação foi construída em função da linguagem encontrada em pesquisas feitas pela diretora e os atores. Cores, figurinos, músicas e elementos de cena buscam a relação cultural religiosa brasileira. O espetáculo foi concebido para ser apresentado no fim da tarde, de forma que na medida em que anoitece a encenação fica mais densa, e faz-se assim o uso de luz artificial e de tochas e velas.

Paralelamente à realização das doze apresentações do espetáculo, a temporada oferece ainda duas palestras sobre o tema “Sartre e as Moscas”, uma com o Prof. Doutor Franklin Leopoldo e Silva, no dia 15 de outubro, às 19h, na FNAC, e outra com a diretora do espetáculo, Fernanda Pacini, no SESI Taguatinga. Os seis bate-papos entre elenco, diretora e platéia se darão em cada espaço que a peça for apresentada, após o encerramento da segunda sessão.



Jean-Paul Sartre, escritor e pensador francês, nasceu em Paris a 21/06/1905 e morreu na mesma cidade a 15/04/1980. Foi um filósofo que defendia a idéia de que a essência do homem está em suas escolhas e, por este modo de pensar as ações humanas, enquadra-se numa corrente filosófica denominada “existencialismo”. Sua produção intelectual foi fortemente marcada pela Segunda Guerra Mundial e pela ocupação nazista da França. As Moscas foi escrita após seu retorno de um campo de prisioneiros na Alemanha e encenada em 1943 por Dullin.

Caio Liudvik é doutorando em filosofia (USP), mestre em filosofia (USP), cientista social (USP), jornalista (CásperLíbero), colaborador do Caderno Mais! da Folha de São Paulo, autor de Sartre e o Pensamento Mítico - Revelação Arquetípica da Liberdade em As Moscas, tradutor de As Moscas, de Jean-Paul Sartre, e de Camus e Sartre - O Fim de uma Amizade no Pós-Guerra, de Ronald Aronson.

Franklin Leopoldo e Silva é Professor aposentado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da USP; Professor da Faculdade de Filosofia São Bento e autor de "Bergson, Intuição e Discurso Filosófico", "Descartes, a Metafísica da Modernidade" e "Ètica e Literatura em Sartre".

Fernanda Pacini dirigiu O Túnel de Pär Lagerkvist, As Três Irmãs de Anton Tcheckov e O Coração Delator de Edgar Allan Poe. Em 2008, ministrou o curso Sartre: existencialismo, teatro e mito, em parceria com Caio Liudvik em São Paulo.

Entre as suas pesquisas, destaca-se: Molière hoje?: A concretização da comédia de costumes na contemporaneidade (BIC/UFRGS); Estética do Espetáculo Teatral: Tragédia e Comédia na Grécia Antiga Durante o Período Clássico (BIC/UFRGS) e Elaboração de Matrizes Corporais para Aplicação no coro da tragédia grega (Voluntária/UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário