quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Através do teatro, alunos do ensino fundamental e médio aprendem literatura



Através do teatro, alunos do ensino fundamental e médio aprendem literatura, entram em contato com a cultura nacional, trabalham a timidez, a disciplina e a cooperação e ainda desenvolvem noções de cidadania e responsabilidade social.

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, 35 alunos da 6ª série ao 2º ano do Centro Educacional SESI Taguatinga vão apresentar o texto Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

O texto foi adaptado para o formato de musical e, portanto, os alunos-atores terão um desempenho dinâmico no palco onde, além de interpretar, irão cantar e dançar. Uma banda composta por estudantes também entrará em cena durante o espetáculo.

A atividade na escola, que alia educação e arte, é uma iniciativa do grupo AmadorEmCena que surgiu em 2007 com o propósito de colocar os alunos em contato com a dramaturgia nacional e internacional. Quanto à formação dos estudantes, a proposta do AmadorEmCena é favorecer o aprimoramento de atitudes nos jovens como disciplina, pontualidade, cooperação, comprometimento, confiança, respeito a si e ao próximo e, principalmente, o fortalecimento da auto-estima.

Felipe Santos Carvalho, aluno da 8ª série, disse que com o teatro superou a timidez e aprendeu a interagir mais com as pessoas. Ele afirmou que, com a arte, está “empenhado no que gosta” e entendeu, ainda, que é possível aplicar as aulas cênicas no cotidiano.

Já para a estudante do 2º ano, Ângela de Oliveira “teatro é todo dia se superar, vencer os medos e quebrar barreiras. Teatro não é só um exercício do corpo. É um exercício da alma”.

O professor de português, Antônio Lopes, que fundou o grupo há 3 anos, diz que “os alunos se emocionam com os textos e percebem metáforas, sutilezas da literatura – e que isso muda a visão de mundo que eles têm”.

As apresentações são inteiramente gratuitas e abertas a toda a população.

Local: Cine Teatro do Sesi Yara Amaral
Endereço: QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
Telefone do Local: ---
De: 27/11/2009 a 29/11/2009
Ingressos: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário