terça-feira, 1 de setembro de 2009

Circulação de Peças Teatrais


Programa BR de Cultura seleciona projetos que vão se apresentar em todos os estados do país
Os nomes dos 43 espetáculos teatrais não inéditos que foram contemplados pela Seleção Pública do Programa BR de Cultura 2009/2010 foram divulgados pela Petrobras Distribuidora, na tarde dessa quinta-feira, 27 de agosto, no Rio de Janeiro.

As peças selecionadas vão ser apresentadas em 85 cidades dos 27 estados brasileiros, no período entre setembro próximo e dezembro de 2010. A verba total prevista para o desenvolvimento do programa é de R$ 12 milhões.

O anúncio dos trabalhos aprovados foi feito na sede da BR (Rua General Canabarro, 500 - Maracanã) durante cerimônia que contou com a presença do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberto Nascimento, da diretora de Patrocínio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Ana Cristina Cunha, do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, de toda a diretoria da empresa, além de atores e diretores de teatro.

O BR de Cultura é parte integrante do Programa Petrobras Cultural e um de seus objetivos é promover o intercâmbio cultural entre os estados e também difundir as peças de teatro que tenham conquistado um expressivo resultado de público.

Todos os projetos contemplados pelo BR de Cultura foram analisados em várias etapas, uma delas no Ministério da Cultura, responsável pela aprovação no que se refere à Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Para tanto, o MinC e a Petrobras assinaram, em 28 de julho, Acordo de Cooperação Técnica, visando criar essa etapa semifinal no processo de análise e seleção dos projetos, conforme exigências determinadas pela Lei.

A Seleção Pública foi exclusiva para circulação de peças teatrais profissionais que estiveram em cartaz, em território nacional, no período de 1° de abril de 2006 a 5 de abril de 2009. Esta edição do Programa BR de Cultura representa o primeiro plano de patrocínio cultural com seleção pública voltada exclusivamente para o segmento teatral. As inscrições foram abertas entre 6 de abril e 15 de maio deste ano.

Mais informações no Portal BR: www.br.com.br.

Veja a lista dos 43 projetos contemplados.

(Gláucia Ribeiro Lira, Comunicação Social/MinC)

Publicado por Clelia Araujo/Comunicação Social
Categoria(s): Notícias do MinC, O dia-a-dia da Cultura
Tags: Lei Rouanet, peças teatrais, Programa BR de Cultura 2009/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário