Enquanto Estiver Aqui | Teatro para Alguém
Projeto de referência e de pesquisa teatral avançada iniciará próxima semana a transmissão ao vivo do espetáculo "Enquanto Estiver Aqui", de Rafael Vogt Maia Rosa, o mesmo autor de "Esquecendo Wimbledon".
O autor voltou ao TPA com um novo texto, maior e mais ousado. É a primeira vez que o TPA mostrará ao vivo seu método de trabalho, intercalando cenas da peça com detalhes do dia-a-dia da filmagem. Por isso a denominação "work-in-progress".
"Enquanto Estiver Aqui" conta a história de dois dias incomuns a vida familiar de Rui, um ex-apresentador de TV, em processo precoce de decadência matrimonial e financeira.
Escrito em 2010, o texto é produzido na íntegra pela primeira vez pelo Teatro Para Alguém, através de uma proposta radical que conclui uma primeira fase de expansão do grupo, que passa a integrar novos membros, se apresenta fora de sua sede e se apropria de locais não convencionais (em vez de um palco de Teatro).
Nesta peça a diretora Renata Jesion, Nelson Kao, os integrantes do TPA e atores convidados recriam em seu próprio espaço incomum de experimentação teatral entre a virtualidade da internet e a presença viva do ator um misto de sonho e pesadelo que satiriza o universo artístico o mercado das artes, em particular , instituição do casamento e a psicologia de fundo da telenovela brasileira.
A produção lança perguntas e comentários sobre o próprio processo artístico como uma experiência imprevisível com seus desencantos, esperanças e algum humor.
A transmissão ao vivo de todos os dias de filmagem permite ao público total transparência sobre o processo de trabalho do grupo. Este trabalho, misturado com fragmentos de "Enquanto Estiver Aqui", trará simultaneamente a vida real com a ficção que está em confecção, e em ambas, o próprio fazer artístico é questionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário