segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aniversário da Biblioteca Nacional de Brasília | 3 anos de existência


Uma das filhas mais novas de Oscar Niemeyer completa 3 anos de existência. E apesar da idade, tem números de grande importância, e entre eles estão 176.471 usuários, 29.743 turistas em 2010.
A Biblioteca Nacional de Brasília é composta por: Auditório com capacidade de 95 lugares, equipado com recursos tecnológicos para a realização de teleconferências, videoconferências, seminários, palestras e apresentações com projeções de vídeos, filmes e acesso à Internet.
Centro de Criação Digital este espaço é destinado à criação e edição de conteúdos digitais em texto, imagens, vídeos, páginas web e apresentação de trabalhos individuais ou de grupo. É composto por cabines acusticamente vedadas que abrigam computadores, scanner, impressora, microfones, câmeras e softwares para edição de vídeos, imagens, editoração gráfica etc.
Corredor Digital o corredor oferece acesso aos andares do Acervo. Em suas paredes são projetadas informações em texto, imagens e vídeos. Figurativamente, o corredor exerce a função de "mediação" entre a Biblioteca e o mundo exterior, apresentando um histórico das bibliotecas nacionais de língua portuguesa em Portugal e no Brasil e oferecendo informações sobre os acervos, serviços e programação da BNB.
Espaço Click neste espaço, os usuários podem navegar gratuitamente pela Internet e dispor de acomodações para leitura de revistas, periódicos e jornais nacionais e estrangeiros, além de eventuais cursos.
Espaço Infantil destinado a crianças de quatro a dez anos, com computadores, mobiliário e instalações interativas próprios para jogos e atividades educativas e recreativas relacionadas à Alfabetização em Informação.
Hall de Exposições espaço destinado a exposições, mostras, instalações e outros eventos de cunho científico e cultural.
Poltronas Multimídia o espaço dispõe de poltronas equipadas com monitor e sistema de áudio acoplados para utilização do acervo digital.
Praça da Língua Portuguesa localizada na área externa da BNB (pilotis) o local possui um Painel de Azulejos do artista plástico português Julio Pomar, inaugurado no dia 24.11.2009 e que está afixado na parede da área externa do espaço. O projeto da Praça da Língua Portuguesa prevê ainda a instalação de um Salão de Leitura e um café ao ar livre.
Sala de Cursos sala para condução de mini-cursos ou sessões assistidas com navegação pela Internet. As sessões e os mini-cursos dirigidos por monitores objetivam o desenvolvimento de competências informacionais e de uso de tecnologia digital em temáticas definidas sob demanda.
Salão de Estudo e Leitura estão disponíveis aos usuários 162 lugares para estudo individual, sendo 48 lugares no 2º andar e 114 lugares no 3º andar.
Salas de Estudo em Grupo as salas de estudo da Biblioteca Nacional de Brasília destinam-se àqueles que necessitam de um ambiente tranqüilo e privativo. São protegidas com paredes de vidro duplo para garantir maior privacidade e isolamento acústico. As salas de estudo em grupo podem receber até seis pessoas.
Os Projetos
BNB Criança |BNB vai até você
O projeto BNB vai até Você: Livros digitais, de iniciativa do Núcleo Pedagógico da Biblioteca Nacional de Brasília, foi implantado em 2010 com o objetivo de estimular a produção de livros digitais pelos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Suas ações envolvem a observação e aplicação de técnicas que favorecem a pesquisa, a tecnologia e a autoria multimodal.
BNB Jovem
O Projeto organiza informações atualizadas no site da BNB sobre o vestibular, dicas sobre pesquisas escolares, orientações a respeito da sexualidade, saúde, segurança.
BNB Comunidade
A comunidade tem acesso garantido à leitura e ao lazer. A BNB conta com ambientes projetados para aqueles que desejam realizar seus estudos, leituras e/ou pesquisas de forma tranquila e agradável. Além do ambiente moderno, a comunidade pode apreciar exposições, participar de eventos, minicursos e assistir às palestras. Todas as atividades abertas e gratuitas ao público em geral.
BNB Bibliotecário
No site da BNB, o profissional bibliotecário irá encontrar várias informações relacionadas com a sua área de formação. O objetivo desse site é ser uma referência para o profissional bibliotecário no Brasil.
BNB Pesquisador
No site da BNB, o pesquisador encontrará informações sobre instituições de fomento à pesquisa no Brasil, documentos e bases de dados de pesquisas e eventos em C&T.
Sistema de Bibliotecas
A Gerência do Sistema de Bibliotecas é responsável por dar suporte técnico e operacional às 26 bibliotecas públicas do Distrito Federal e por administrar o programa de extensão bibliotecária Mala do Livro. O apoio técnico à rede de bibliotecas foi instituído pelo Decreto 17.684 de 18/09/1996.
E para comemorar, hoje a partir das 9h acontecem os eventos em comemoração ao 3º aniversário da Biblioteca Nacional de Brasília. Shows de Zeca Baleiro, Manassés, Geórgia Alô e Chico Simões.
Lançamentos de livros digitais das escolas participantes do projeto BNB vai até você. Escolas participantes do projeto: Classe Natureza, Pipiripau, Rajadinha, Vale Verde, Coperbras, 66 Ceilândia, Córrego das Corujas e 415 Norte e Centros de Ensino Fundamental Barra Alta, São José, Casa Grande, Rio Preto, Zilda Arns, Incra 09 e Arapoanga.
Além do lançamento do Concurso Literário Contos, Crônicas e Poesias da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília.
Parabéns BNB!
Para Saber Mais: SITE BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário