quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Soldados da Borracha | Um filme de Cesar Garcia Lima

“Soldados da Borracha”, documentário de Cesar Garcia Lima, terá sessão especial em Brasília no próximo dia 3 de setembro, para homenagear os seringueiros que chegaram à Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial. A exibição, que acontece no Teatro Nacional Cláudio Santoro, na Sala Alberto Nepomuceno, às 19h30, será seguida de debate com o diretor e o defensor público Carlos Eduardo Barros da Silva, da Defensoria Pública do Pará, entre outros convidados, e acontece justamente na véspera da oficialização dos soldados da borracha no Panteão de Heróis da Pátria.

  
Contemplado com o ETNODOC, edital que premia filmes sobre grupos, pessoas e manifestações culturais brasileiros, “Soldados da Borracha” tem percorrido festivais do país e do exterior, além de ter sido exibido na TV Brasil. Em 2011, no exterior, o filme participou dos festivais 14th Cine Las Americas (Austin, Texas, EUA) e Brésil en Mouvements 2011 (Paris, França). Em 2012, foi exibido em Coimbra, Portugal, como uma das atrações do Festcine Amazônia Itinerante.

No Brasil, foi exibido na 2ª Mostra Etnodoc (Rio de Janeiro), 5º Cine MuBE-Vitrine Independente (São Paulo), 34º Festival Guarnicê de Cinema (São Luís do Maranhão),  10º Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Rio de Janeiro),  15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico (também no Rio) e II Festival Pachamama – Cinema de Fronteira (Rio Branco/AC), entre outros.

Em abril de 2012, foi exibido em audiência pública da Assembleia Legislativa do Pará, que formará um grupo de pesquisa sobre o assunto, com a participação do diretor Cesar Garcia Lima. Em 15 de maio, trechos do filme foram exibidos na audiência pública da Comissão da Amazônia, no Congresso Nacional, que rediscute os direitos dos soldados da borracha.


Para Saber Mais: Blog Soldados da Borracha


Um comentário: