segunda-feira, 25 de julho de 2011

A coordenação geral da 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro


que este ano acontece de 26 de setembro a 3 de outubro – anuncia a lista dos filmes selecionados para as três categorias de mostras competitivas. Este ano, caíram critérios como o ineditismo e a separação de filmes por bitola. Assim, as categorias serão: mostra competitiva de filmes de longa-metragem, mostra competitiva de filmes de curta-metragem e mostra competitiva de curtas-metragens de animação.

As comissões de seleção das três categorias reuniram-se em Brasília, entre os dias 4 e 11 de julho. Os seis longas-metragens foram selecionados de um total de 110 filmes. Compuseram a comissão de seleção de longas os cineastas André Klotzel, Cibele Amaral e Monica Schmiedt, o diretor e produtor Flávio Ramos Tambellini e o jornalista e professor de cinema Sérgio Moriconi.


Os 12 filmes de curta-metragem que integram a Mostra Competitiva foram escolhidos de um universo de 415 inscritos. Na comissão estavam a pesquisadora e curadora Berê Bahia, os cineastas e produtores Leonardo Pirovano, Liliana Sulzbach e Santiago Dellape e o jornalista e crítico de cinema Marcos Petrucelli.

E para chegar à lista de 12 filmes de curta-metragem de animação, a comissão de seleção analisou 99 filmes. Compuseram a equipe o cineasta Ítalo Cajueiro, a produtora Luciana Druzina e o ilustrador Márcio Moraes.

Também já está disponível a lista de filmes que poderão ser vistos na Mostra Brasília. São quatro longas-metragens, 59 curtas e quatro curtas-metragens de animação. O 44ª Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem coordenação geral de Nilson Rodrigues. Segundo ele, “a seleção dos filmes revela uma variedade de temáticas e de geografias muito interessante e comprova a qualidade e a diversidade do cinema brasileiro atual”. E conclui: “O público vai assistir a bons filmes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário