segunda-feira, 25 de julho de 2011

COMISSÃO DE SELEÇÃO - FILMES DE LONGA-METRAGEM


ANDRÉ KLOTZEL - Diretor, produtor, roteirista de longas, médias e curtas-metragens e montador cinematográfico. Realizou os longas A Marvada Carne (1986, vencedor de oito Kikitos em Gramado); Capitalismo Selvagem (1994); Memórias Póstumas ( 2001, cinco Kikitos em Gramado); e Reflexões de um Liquidificador (2010); os curtas Eva (1974); Os Deuses da Era Moderna (1978); Gaviões (1982); No Tempo da II Guerra (1991); e Jaguadarte (1994). Para a TV: + 500/ Mostra do Redescobrimento (2000) – GNT; O Petróleo é Nosso (2004) e O Bom Retiro é o Mundo (2006). Criou a produtora Brás Filmes.



CIBELE AMARAL - Diretora, atriz, roteirista e produtora. Diplomada pela escola Circo a Vapore, de Roma, especializada em Comédia. Recebeu mais de 20 prêmios com os filmes Momento Trágico e Enciclopédia do Inusitado e do Irracional , no Brasil e no exterior. Com a sua empresa, a 34 Filmes, fundada em 2001, co-produziu o longa Subterrâneos e foi produtora associada do longa Meu Mundo Em Perigo, ambos de José Eduardo Belmonte; produziu, roteirizou e atuou nos curtas Angélica Acorrentada , de Anna Karina de Carvalho e Uma Mulher Mais ou Menos , de Herbert Amaral. Em 2010, realizou o longa Galinha Preta.



FLÁVIO RAMOS TAMBELLINI - Sócio fundador da Tambellini Filmes (atual denominação de Ravina Filmes), é cineasta e um dos mais importantes produtores do Brasil. Dentre os trabalhos mais recentes, como diretor, estão o longa Malu de Bicicleta , lançado em 2011, que ganhou em Paulínia os prêmios de Melhor diretor, ator e atriz. Como produtor, está finalizando o longa As Aventuras de Agamenon, o repórter. Tambellini produziu e c-produziu filmes como Os Desafinados, de Walter Lima Jr., Cazuza, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, Carandiru, de Hector Babenco, Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho, Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas, Orfeu de Cacá Diegues, etc. Como diretor, realizou Bufo & Spallanzani, baseado no livro de Rubem Fonseca e que obteve vários prêmios e os documentários Visão do Paraíso – A Mata Atlântica vista por Tom Jobim, Paraty: Mistérios e o premiado curta Tim Maia.



MONICA SCHMIEDT – Diretora e produtora. Monica é gaúcha e produz filmes desde os anos 80. Começou a dirigir documentários em 1997 e desde então alterna-se entre as duas funções. Em 1994, abriu a M. Schmiedt Produções, realizadora de filmes para cinema e televisão. Como diretora e produtora, realizou três documentários, entre eles Doce Brasil Holandês (2011) e Extremo Sul (2004), co-dirigido com Sylvestre Campe. Como produtora realizou doze filmes, entre eles Memórias Póstumas, 2001; A Invenção da Infância, 2000 (19 prêmios em festivais internacionais de cinema); Anahy de Las Misiones (quinta maior bilheteria nos cinemas em 1998); O Quatrilho, 1995 (indicado ao Oscar de filme estrangeiro); e Ilha das Flores (1989) (Urso de Prata no Berlinale).



SÉRGIO MORICONI - Jornalista, cineasta e professor de cinema, dirigiu os curtas-metragens C arolino Leobas (1978) e Athos (1998) e dividiu com Vladimir Carvalho a direção do curta Perseguini (1981). Colaborou no roteiro de Louco Por Cinema, de André Luiz Oliveira (vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 1997) e é co-roteirista dos longas-metragens O Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas, Dom Quixote do Araguaia , de Érica Bauer (ainda inédito). É crítico de cinema e música e atua como professor de cinema do Espaço Cultural 508 Sul. Foi curador de mostras como Nação Farkas, Vladimir 70 (integral do documentarista Vladimir Carvalho), Seijun Suzuki – O coreógrafo da violência, O Baú de Jim Jarmusch, A Permanência do Tempo – Filmes de Johan Van Der Keuken , O Documentário Britânico, Arne Sucksdorff – o sueco do Cinema Novo, dentre várias outras. Participa da criação e curadoria do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação, realizado na cidade goiana de Pirenópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário