quinta-feira, 25 de março de 2010

Centro de Teatro do Oprimido realiza nos dias 26, 27 e 28 de março apresentações públicas em homenagem ao teatrólogo Augusto Boal

FONTE: CTO

A convite da organização da Teia 2010 – Tambores Digitais, CTO faz homenagem a Boal

Para a homenagem, o Centro de Teatro do Oprimido se articulou com o Ministério da Cultura através do evento Teia 2010 – Tambores Digitais, onde haverá um espaço especial destinado a atividades de Teatro do Oprimido. O Espaço Augusto Boal será ocupado por apresentações dos grupos de Teatro-Fórum do Ceará e de uma participação do elenco feminino do Centro de Teatro do Oprimido através do projeto Madalena – teatro das oprimidas. Toda essa ação faz parte das atividades do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, que visa a formação de multiplicadores em 18 estados do Brasil e países da África lusófona, e é patrocinado pelo Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva.

O Teatro do Oprimido é o único método criado na América Latina e praticado em mais de setenta países dos cinco continentes. Augusto Boal, criador dessa metodologia, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2008 e nomeado Embaixador Mundial do Teatro, em março de 2009 pela UNESCO pelo reconhecimento da importância do conjunto de sua obra e de sua influência em centenas de ações que buscam a transformação de realidades opressivas e que, com seus resultados locais, demonstram que um outro mundo é possível.

Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção. A Teia é realizada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo do Ceará e com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC).

PROGRAMAÇÃO – DIA 26 DE MARÇO

14 horas – Apresentação da peça “Eva”, com do Grupo Madalenas Ceará

15 horas – Apresentação da peça “Rosa é o sonho”, com Grupo Encenarte

16 horas – Apresentação da peça “No Reino do Beleléu”, com o Grupo Acauã das Artes

20:30h – Exibição de filmes e vídeos do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto: “Meu marido está a Negar” e “Fábrica de Teatro Popular Nordeste”

21:30h – Lançamento do livro póstumo de Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor.

Local: Cúpula do Planetário do Dragão do Mar

Endereço: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza

Classificação indicativa LIVRE

Ingressos GRÁTIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário