quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

“RÉQUIEM PARA IRACEMA” PROTESTA CONTRA A CASTRAÇÃO E O CONFORMISMO





A Cia. Arteatrando apresenta o espetáculo “Réquiem para Iracema” no próximo dia 05 de dezembro às 22 horas, a mais nova produção do seu núcleo de pesquisa cênica o Theatro da Morte, com texto de Ubiratã Souza. O público de Amparo e região poderá conferir de perto o espetáculo apresentado com sucesso no mês passado no Festival Satyrianas em São Paulo, evento organizado pelo grupo Os Satyros, na Praça Roosevelt.
O autor e alguns atores se manifestaram sobre o espetáculo. Para Arminda Riolo “fazer o Réquiem para Iracema é antes de mais nada um "grito político", onde reflito toda a história da indiferença, que constrói uma nação governada pela ganância e pelo desamor.”
Para o autor Ubiratã Souza, “foi um impulso de transformar em cena uma possibilidade de reflexão sobre o que é Brasil, e o que temos a ver com o caos da política e da sociedade brasileira. É uma oportunidade de ver vários elementos de nossa cultura, como a música e a literatura romântica, a literatura modernista e a cultura tropicalista, encenada dentro de um texto de formas atuais, todos dialogando num protesto crítico contra toda a passividade e consentimento diante de tudo o que é desnecessário, como uma política corrompida, e a caretice limitadora que quer sempre nos levar ao passado. “
O ator Handré Campos que inicialmente resistiu à proposta desta montagem acabou se entregando no processo e declara: “Permiti que a arte conduzida pela vertigem me levasse para onde eu precisava ir, para o lugar onde eu não tinha me proposto chegar. É para esses lugares onde não pretendo ir que quero chegar. Liberdade foi o lugar onde estive, se é que posso chamar assim a sensação para onde a montagem me levou. Fazer uma montagem com um texto que engasga na garganta, nesse degustar onde o texto como alimento para o ator ao invés de entrar sai garganta afora, é um desafio para qualquer cidadão brasileiro, que participa, que assiste e que por muitas vezes insiste em ignorar não só a realidade de um país, mas a sua própria realidade como ser humano. Na decomposição do escuro dentro de um buraco raso uma parte de um fragmento qualquer que comporia a realidade ainda continua sendo ignorada. É preciso se surpreender com o que é bom, com o que se tornou esquecido, com o que não estamos mais atentos, para onde não queremos olhar, eu acho que é possível encontrar coisas assim lá dentro do nosso estômago junto das coisas desnecessariamente consumidas diariamente pela fome do que nos é oferecido gratuitamente.”
Para o diretor Alexandre Cruz “Réquiem para Iracema é o encontro do velho e do novo, sobre o solo de uma cidade caótica e febril. Dos seres invisíveis com os homens aliens. A violência os une e os separa, demarca e divide um território de mais de 8 milhões de km2 de extensão... De uma mátria malamada ainda que gentil. O texto de Ubiratã Souza é uma reflexão caótica feita com retalhos do romantismo e de fragmentos de vários poetas, uma crítica contundente sobre a brasilidade.”
Serviço: “Réquiem para Iracema” de Ubiratã Souza
Elenco: Arminda Riolo, Cleber Donizete, Handré Campos, Márcia Aleiixo e Pola Godoy.
Direção, Figurinos, Sonoplastia e Cenografia: Alexandre Cruz
Iluminação: Patrícia Aranha
Arte: Vanderlei Fernandes
Fotos: Giovana Pasquini
Divulgação/Imprensa: Álvaro Luiz Cardoso
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 na bilheteria e R$ 5,00 para compra antecipada, estudantes e terceira idade.
Local: Casa do Teatro - Rua Barão de Campinas, 619 – Centro – Amparo – SP.
Tel. 19 3817 1058. Mais informações: http://casadoteatro.spaceblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário