segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mundo em Movimento | Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias


O público vai poder conferir, por meio de uma série de exposições, os resultados alcançados, desde 2009, pelo Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – PROGDOC, além de uma mostra de vendas no Espaço Galeria que lança o Programa Índio e Arte. São diferentes espaços que exibem o universo indígena no Brasil, por meio da produção artística e cultural desses povos, bem como, de uma ampla coletânea de registros audiovisuais.
O Museu do Índio (RJ), da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, em parceria com a Unesco e com a Fundação Banco do Brasil, registra o conhecimento produzido pelos povos indígenas no Brasil, de natureza material e imaterial, preservando e disponibilizando os acervos sob a sua guarda. Com esse acontecimento, o Museu do Índio (RJ)/FUNAI e o Memorial dos Povos Indígenas - DF celebram a diversidade e o esforço de 39 povos representados no evento.
Entre os vários grupos apresentados, destacam-se os Tikmũ’ũn - também conhecidos por Maxakali (MG) - por sua resistência, revelada pela vitalidade com que preservam os seus saberes musicais e a sua linguagem.
Trata-se de um acontecimento que foca o protagonismo das populações indígenas em ações de salvaguarda de seu patrimônio cultural. Na ocasião, estarão presentes representantes de várias etnias.
Para Saber Mais : SITE Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário