quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lançamento do Livro Casas da Música no Porto: para a história da cidade, 3º volume, a realizar no sábado, dia 26 de Novembro de 2011


Os seguidores do CASA XV em Portugal, não podem perder o evento literário que A Casa da Música tem o prazer de convidar para a sessão de lançamento do livro Casas da Música no Porto: para a história da cidade, 3º volume, a realizar no sábado, dia 26 de Novembro de 2011, pelas 18:30, no Corredor Nascente da Casa da Música. A sessão conta com a presença dos três autores, Rui Pereira, Sérgio C. Andrade e Ana Maria Liberal.
Casas da Música no Porto: para a história da cidade
A Casa da Música foi o primeiro edifício exclusivamente dedicado à música a ser construído no Porto. Contudo, existia já uma longa tradição musical que, na sua faceta de atividade lúdica em espaços públicos, começou a desenvolver-se a partir da segunda metade do século XVIII. Os livros Casas da Música no Porto pretendem ilustrar a vida musical da cidade através dos locais onde a música foi dada a ouvir.

Desde o Teatro do Corpo da Guarda, construído nas cocheiras do palacete do Duque de Lafões, em 1760, até à inauguração da Casa da Música, em 2005, assistimos a um enorme desenvolvimento da produção artística e da própria arquitetura das salas de espectáculos, o qual é relatado tendo em conta os seus protagonistas.

Casas da Música no Porto é um projeto dividido em três volumes: o primeiro versa sobre os séculos XVIII e XIX; o segundo e o terceiro, sobre o século XX. O terceiro volume versa sobre a segunda metade do século XX, desde a abertura do Pavilhão de Desportos (Palácio de Cristal), em 1951, até à inauguração do Teatro Helena Sá e Costa, em 2000. Ilustrado com gravuras, fotografias e documentos da época, Casas da Música no Porto é dedicado a todos os que gostam de música e vivem a cidade de uma forma apaixonada.

Para Saber Mais: CASA DA MÚSICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário