segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Leitura Dramática: O pequizeiro de Ricardo Pindura - FESTIBRA



Direção de Marcelo Barbosa
Dia 09 de dezembro
Hora: 16h
Local: Escola 102 do Recanto das Emas

Leitura Dramática: Lei do ventre livre de Sassá - 2º FESTIBRA


Direção de Viviane Fonseca Curado

Dia 09 de dezembro
Hora: 9h
Local: Escola 102 do Recanto das Emas

Leitura Dramática: O menino e a as estrelas de José Carlos Lacerda - 2º FESTIBRA


Direção de Valdeci Moreira
Dia 03 de dezembro
Hora: 17h
Local: Espaço Semente - Gama


Cascudo - Teatro Caleidoscópio - 2º FESTIBRA


A peça reúne lendas, contos, crendices, superstições, gestos e canções, retirados dos estudos de Câmara Cascudo, para contar a história de personagens que transitam no imaginário popular de um Brasil misto e vasto. Um menino preguiçoso e sonhador conduz uma viagem incomum que tem Brasília, ou lugar nenhum, como destina. “ A proporção que se vai vivendo, o horizonte vai recuando e novas coisas vão surgindo”, já dizia o potiguar do século, revelando uma visão curiosamente caleidoscópica.
Ficha técnica
Concepção e Direção: André Amaro
Elenco: Andréa Borba, Aylan Carvalho, Flavio Monteiro, Lilian França, Pecê Sanvaz, Vanessa Di Farias.
Texto: Criação coletiva, criados com base nas histórias, estudos, poemas, biografias e pensamentos de Luís de Câmara Cascudo
Fotografia: Sônia Baiocchi
Duração: 60 minutos

Dia: 11 de dezembro
Hora: 16h e 18h
Local: Teatro Mapati

História de Outros Lugares - Cia Mundin - 2º FESTIBRA


Angélica é uma menina vinda do céu. Chega com seu pássaro e uma mala na mão, dentro dela, uma infinidade de objetos. Ele procura um determinado lugar, onde ela deve se encontrar com outros. Mas acaba por se ver distraída com o lugar que parou. De repente surge Teobaldo, sempre apressado. Ele está em busca de uma boa história pra contar pra seu rei, ele também possui em sua mão uma mala. Ele e Angélica, compartilham algumas histórias na busca de criar uma nova história que ele possa contar para seu rei. De uma maneira divertida acabamos por conhecer algumas histórias de outros lugares...
Ficha Tecnica:

Direção e Dramaturgia: Alisson Araújo
Elenco: Genece Barego e Guto Viscardi
Fotografia: Nilo Santos
Dia: 10 de dezembro
Hora: ás 16h e 18h
Local: Teatro Mapati

João e o pé de Feijão - Estrupenda Trupe - 2º FESTIBRA


A Estrupenda Trupe apresenta o espetáculo "João e o pé de Feijão", livre adaptação da clássica fábula da literatura infantil. João é um menino de família humilde, e mesmo com a falta de recursos, consegue através da sua criatividade e coragem vencer um gigante e transformar a sua vida.
O espetáculo é para toda a família, e propõe um resgate a cultura popular brasileira com música ao vivo, viola caipira e muita cantoria.
De forma bem humorada, questões como amizade, criatividade, coragem e esperança são discutidas, proporcionando ao espectador um momento lúdico, divertido e inesquecível
Ficha Técnica:

Direção: O grupo
Atores: Alana Ferrigno, Carlos Henrique Valença, Luciana Amaral, Tiago Nery
Músico: Fábio Miranda
Participação especial: Nínive Rossi
Fotografia: Reinaldo Ferrigno

Dia: 08 de dezembro
Hora: ás 10h e 16h
Local: Escola Classe 215 de Santa Maria

Pinóquio no Sertão - Cia Neia e Nando - 2º FESTIBRA


Pinóquio da Cia Néia & Nando é uma bela adaptação do clássico, que transfere a trama para o nordeste brasileiro: costumes, culturas, região e personagens.
Na encenação, Pinóquio é neto de Gepeto, um senhor nordestino que faz bonecos de argila. A Fada Madrinha é uma baiana de saia azul. O dono do circo, um italiano no clássico, virou Severino, o proprietário do circo de bonecos.
Para finalizar, os violões, a raposa e o gato do mato, são substituídos pelo Carcará e a Onça Pintada. O grilo falante também está caracterizado de nordestino.Na abertura, a narrativa é em forma de Repente. O cenário e o figurino são adaptados e têm fortes elementos da cultura nordestina como fuxico, juta e retalhos.
Ficha Técnica

Elenco:
Néia Paz, Janaína Borges, Tatyana Sá, Ricardo Villardo, Thiago Linhares, Lucas Lima, Bruno Vaz, Sabrina Melo, Carla Neri, Carolina Franklin, Rômulo Mendes, Nathália Maia, Daniela Franklin, Deni Moreira, Gabriela Corrêa, Viviane Alves e Fernando Cardoso
Direção: Néia Paz e Nando Villardo
Coreografia: Patricia Lamana
Iluminação: Carlos Terraço
Som: Ângela Bitterncourt
Cenografia: Néia e Nando
Fotografo: Paky
Dia: 07 de dezembro
Hora: ás 10h e 16h
Local: SESI - Taguatinga

Caixa De Memórias - Virtú Confraria Teatral - 2º FESTIBRA


Uma surpreendente contação de história onde os atores misturam a narração, encenação, manipulação de bonecos e música ao vivo para dar vida a história de um menino.
Este garoto, em um dia como todos os outros, vai brincar e se surpreende com a descoberta de uma nova amizade, com uma pessoa que nem é tão nova assim. Mas ao descobrir que ela havia perdido sua memória, o menino a ajuda a resgatar suas lembranças presenteando-a com uma “caixa de memórias” recheada de cheiros, cores e sabores. E neste dia, ele percebe como o medo, o tempo, a amizade e a memória podem ser diferentes de um momento para o outro e tudo depende da forma que a gente vê.
Ficha técnica:
Texto: Virtù – Confraria teatral
Direção: Carina Ninow
Elenco: André Vechi, Fernanda Pacini, Maysa Carvalho, Pedro Miranda.
Trilha sonora e direção musical: Pedro Miranda
Iluminação: Maico Silveira
Figurinos: André Vechi e Anne Vechi
Bonecos: Maysa Carvalho
Cenário e acessórios: Virtù – Confraria teatral e Anne Vechi
Fotografo: César Valois
Dia: 06 de dezembro
Hora: ás 09:30 e 15:30
Local: Teatro SESC - Gama

A Peleja do Vaqueiro Benedito Contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalena - Cia Teatral Roupa de Ensaio - 2º FESTIBRA


A Peleja do Vaqueiro Benedito Contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalena é um espetáculo de mamulengo (cassimiro coco), que estimula a participação do público com cantigas e improvisos, estabelecendo uma ponte entre o real e o lúdico, criando e recriando situações tendo como pano de fundo a cultura popular brasileira.
Benedito é um “cabra” astuto e respeitoso, mas se alguém o trata com ignorância ele vira uma fera. Ele é o dono boi mais formoso da região. Coronel João Redondo, um fazendeiro muito ambicioso que tudo que vê quer comprar, logo que conhece o boizinho de Benedito quer dar um jeito de ficar com ele, chegando a usar sua arma secreta. Mas Benedito vai fazer de tudo para defender seu boizinho das garras do capitão.
Ficha Técnica

Autor: Futuka Ferreira
Elenco: Miguel Mariano, Marília de Abreu
Direção: Marília de Abreu
Duração: 60 minutos
Fotografia: Diego Bresani
Dia: 05 de dezembro
Hora: 10h e 16h
Local: Escola Classe 05 de Sobradinho

O Romance Do Vaqueiro Benedito - Grupo Mamulengo Presepada - 2º FESTIBRA


Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular, e trazem parentesco próximo com os personagens da Commedia Dell`Arte; Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou Lá Hoje e Briguelinha.
Outros já são bem brasileiros; Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vêm Janeiro Vai. Alguns são mitológicos; Alma da Defunta Sem Vergonha, José Lusbel Tufá e Jaraguá.
O roteiro pode variar também de brincadeira para brincadeira, mas sempre tratará de questões particulares que se universalizam por identificação com qualquer platéia.
Elenco:

Chico Simões – mamulengueiro
Andressa Ferreira – musicista /percussão
Cristiane Brandão - Musicista / percussão
Joaley Almeida – músico /rabeca
Clara Nugoli – produção
Joaley Almeida - Fotografo
Dia: 04 de dezembro
Hora: 11h
Local: Feira da Ceilândia

Dia: 11 de dezembro
Hora: 11h
Local: Feira do Gama

A História do Balão Vermelho - Grupo Celeiro das Antas - 2º FESTIBRA


“A História do Balão Vermelho” teve a sua estreia em outubro de 1991, de lá até hoje foram cinco montagens seguindo sempre a concepção original, com elencos diferentes, e uma montagem solo, várias temporadas e infinitas apresentações. Foi esse espetáculo que deu origem ao Grupo de Teatro Celeiro das Antas. Para comemorar os vinte anos de existência do grupo, trazemos a cena essa mais nova versão de “A História do Balão Vermelho”
Ficha técnica:

Argumento: Zé Regino e Hueber Francisco
Elenco e Bonecos: Zé Regino e Micheli Santini
Iluminação, Figurinos e Cenografia: Zé Regino
Trilha Sonora: Pedro Gabriel
Produção: André Lima
Fotos: Daniel Pedrecal
Direção: Zé Regino
Duração: 50 min

Dia: 03 e 04 dezembro de 2011
Hora: 16h
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Classificação: Livre

Mariêta, a Sabida - Grupo Pirilampo de Teatro de Atores e Bonecos - 2º FESTIBRA


Mariêta é uma menina que ganha uma boneca de sua mãe em seu leito de morte. Seu pai casa-se novamente, mas a menina é detestada por sua madrasta. Numa tentativa de exterminá-la a madrasta apaga todo o fogo da casa e ordena que Mariêta atravesse a mata em busca de um novo fogo para aquecer a casa.
No caminho, a protagonista encontra com vários personagens que, de diferentes maneiras, lhe auxilia na sua viagem iniciática. A peça mistura textos e bonecos oriundos da tradição brasileira Mamulengo com criações do próprio grupo e apresenta música ao vivo executada pelas três atrizes.
A peça é livre e indicada para todos os públicos.
Ficha Técnica
Direção: Izabela Brochado
Dramaturgia a partir de textos de tradição oral: Kaise Helena
Elenco: Izabela Brochado, Kaise Helena e Ana Luiza Bellacosta
Bonecos: Mestres Solón, Zé Lopes, Saúba, Miro, Bibiu e Moisés Bento
Figurino, cenários e adereços: Guilherme Oliveira
Fotografo: Diego Bresani

Dia: 03 e 04 de dezembro
Hora:17h
Local: Espaço Imaginário Cultural - Samambaia
Classificação: Livre

Cabaré das Doutoras - Doutoras, música e riso - 2º FESTIBRA


Somos as Doutoras Musica e Riso, Uma equipe de artistas musicologistas Besteirológicas. Acreditamos que a vida pode ser sempre melhor com bom humor e graça, por isso somos palhaças com muita vontade e paixão à arte da palhaçaria, estamos sempre examinando e diagnosticando maneiras de alterar a lógica dos locais onde atuamos, com o riso, arte e a musica.
Ficha Técnica
Ana Luiza Bellacosta Doutora Gelatina | Antonia Vilarinho Doutora Fronha |
Cecília Borges Doutora Berruga | Karinne Ribeiro Doutora Savana| Robson Siqueira
Doutor Canarinho | Fotografia Franca Vilarinho

Dia: 02 de dezembro de 2011
Hora: 10h e 16h
Local: Hospital de Santa Maria
Classificação: Livre

O MENINO E O SABIÁ - Cia Mapati - 2º FESTIBRA


SINOPSE
O espetáculo narra, de forma lúdica, a linda relação entre pai e filho que, diante de uma enfermidade, se vêem mais próximos. O filho sai em busca de um remédio para curar a cegueira do pai e acaba vivendo muitas aventuras pelo Brasil até encontrar na lágrima de um sabiá a cura de seu amado pai.

RELEASE

O Menino e o Sabia com a Cia Teatral Mapati teve estréia nacional em outubro de 2011, fruto de trabalho do ator focado sobre direção de Tereza Padilha na dramaturgia cordelista com corte para crianças.

Texto e Direção Tereza Padilha | Elenco Allana Lopes (atriz convidada) Leonardo GóisTereza Padilha (vozes do gigante e seqüestrador) | Fotografia Tereza Padilha

Dia: 02 de dezembro 2011
Hora: 10h e 16h
Local: Teatro Mapati
Classificação indicativa: Livre

2º FESTIBRA – Festival de Teatro para Infância de Brasília - A diversidade de linguagens e técnicas desenvolvidas no Teatro Infantil



do Distrito Federal está presente neste festival. 10 espetáculos serão apresentados em diversos espaços no Distrito Federal. Este festival também terá espaço para leituras dramáticas dos textos desenvolvidos por autores do DF que escrevem para crianças. Cia Mapati, Cia Roupa de Ensaio, Celeiro das Antas, Mamulengo Presepada, Cia Doutoras música e riso, Grupo Pirilampo, Virtú Confraria Teatral, Cia Néia e Nando, Cia Estrupenda Trupe, Cia Mundin e Teatro Caleidoscópio fazem parte desta festa.

A abertura será dia 02 de dezembro de 2011 no Teatro Mapati.

Hora: 10h

Dia: 02 de dezembro

Local: SHCGN 707, Bloco “K”, número 05 (próximo ao UniCeub)

Contatos: (61) 3385 56 48

E-mail: mapati@mapati.com.br

Para Saber Mais: FESTIBRA

Modigliani - (2004)

Drama baseado sobre a vida e morte do pintor italiano Amadeo Modigliani. O pano de fundo desta trama é a Paris do pós guerra (1919), e a doce rivalidade entre Modigliani (Andy Garcia) e Pablo Picasso (Omid Djalili). O Caffe Retonde é o palco onde se encontram os artistas mais promissores do século XX. Eventos ocorridos nas noites do Retonde irão mudar a forma de ver e sentir das pessoas para sempre. Destaque para a interpretação de Elza Zylbertein interpreta a mulher do artista.

Jornada da Alma - (2002)


Drama baseado nas correspondências entre os psicanalistas Jung (Ian Glen) e Freud, a cerca do tratamento de uma jovem judia russa, diagnosticada como histérica. Um romance repentino entre médico e paciente, ameaçam as convenções sociais e a credibilidade de Jung. Após o termino do romance a jovem Sabina Spielrein (Emilia Fox) volta a Rússia de Lenin.

Um filme maravilhoso. Que conta com a atuação primorosa de Emilia Fox. Vale a pena ver e rever este grande Novo Cult.

“Quando Nieztsche Chorou” A formação dos pilares da psicanálise, através de seus fundadores Breuer, Freud e Nietzsche, é a tese defendida no livro

homônimo de Irvim Yalom, que ganhou sua versão cinematográfica em 2007. “Quando Nieztsche Chorou” conta a historia do encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e Josef Breuer (Bem Cross), mestre de Sigmund Freud (Jamie Elman). Após salvar a vida de Nietzsche, o doutor Breuer entra numa jornada de auto conhecimento que irá nutrir duas grandes obras: A psicanálise e o livro “Assim Falava Zaratrusta”.

As interpretações de Bem Cross e Armand Assante são memoráveis, e uma ótima fonte de pesquisa para criação e estudo de personagens.


Orquestra Filarmônica de Brasília invade as Escolas de Planaltina - DF

A Cidade que convive com o tradicional e o novo, sai na frente na questão do acesso aos bens culturais, formação e circulação. Uma orquestra numa escola da periferia, não tem preço. Esperamos que a experiência seja benéfica para crianças e adolescentes da cidade, e também para pais, professores e comunidade em geral.


AGENDA

Orquestra Filarmônica de Brasília

Dia: 01 de dezembro de 2011

Local: CEF – Arapongas

Às: 15 horas

Realização:

Cia HUMUS | FAC | Secretaria de Estado e Cultura | Gerência de Cultura e Educação de Planaltina - DF

Orquestra Filarmônica de Brasília

Dia: 02 de dezembro de 2011

Local: CEF 07 – Estância

Às: 15 horas

Realização:

Cia HUMUS | FAC | Secretaria de Estado e Cultura | Gerência de Cultura e Educação de Planaltina - DF

O Segredo Bem Guardado (Pré estréia) - Cia Língua de Trapo

Invasão Cênica em Planaltina. A Cidade é invadida pela Cia Língua de Trapo. A Invasão começou dia 25 de novembro e só vai terminar no dia 06 de dezembro com o espetáculo "O Segredo Bem Guardado".

Texto | Dias Gomes | Direção Izabel Cavalcante


Local: Auditório da Administração

Dia: 06 de Dezembro de 2011.

Ás: 19h e 21h

Realização: Língua de Trapo

Apoio:Gerência de Cultura

O Chapeuzinho Vermelho (Pré estréia) - Cia Língua de Trapo

A juventude da Cia Língua de Trapo realiza um dezembro cênico na cidade de Planaltina - DF. Uma boa notícia que temos a honra de divulgar aqui em nossa casa. Parabéns Juventude pelo exemplo, talento e garra de vocês da Cia Língua de Trapo.


Direção: Izabel Cavalcante

Local: Auditório da Administração

Dia: 05 de dezembro de 2011.

Ás: 19h e 21h

Realização: Língua de Trapo

Apoio: Gerência de Cultura


Auto da Compadecida - Cia Língua de Trapo

Planaltina - DF no Circuito Cultural de Qualidade, Planaltina nas páginas de cultura do DF e do mundo. A Cia Língua de Trapo em parceria com a Gerência de Cultura de Planaltina realizam apresentações teatrais gratuitas para a comunidade.


Texto| Ariano Suassuna | Direção Izabel Cavalcante |


Local: Auditório da Administração

Dia: 02 e 03 de dezembro de 2011

Sempre ás: 20:30

Realização: Língua de Trapo

Apoio: Gerência de Cultura


Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano - Cine Brasília


Já está em cartaz! Não percam!
Ingressos R$ 6,00 e R$ 3,00
Sempre às 17 horas
telefone Cine Brasília: 3244 1660


Exposição Carlitos, estás amando? - Asfaduroff Nibbes - a partir de 29 de novembro no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

UM ASSALTO DE FÉ - Cibele Amaral - 34filmes

Muita ação e comédia fazem de "UM ASSALTO DE FÉ" um programa imperdível pra quem procura diversão nos cinemas.
O filme mostra as trapalhadas de um grupo de amigos que se une e decide assaltar uma igreja evangélica em pleno dia de culto. Um plano mirabolante que tem tudo pra dar errado, mas...


No elenco estão Alexandre Carlos (Alexandre Carlo) , vocalista da banda Natiruts como Galinha Preta, Jovane Nunes, o Zeca de Zorra Total como o pastor Ozéas, Cibele Amaral, também diretora e produtora, como a stripper evangélica Nildinha, os atores Lauro Montana (Lapão), André Deca (Jerônimo), Alessandro Santos (Japonês) e a participação especial do cantor Falcão (o brega) interpretando o Pastor ultra-materialista Rick de Souza.


domingo, 27 de novembro de 2011

Afro Samurai - O Novo Herói

Um Samurai negro a procura de vingança, numa longa jornada em busca do assassino do pai.
O cenário é um Japão feudal futurístico e pós-apocalíptico,onde, aquele que conseguir a bandana simbólica de "Número Um"(o homem mais forte do mundo) , irá comandar o mundo, como um "deus". Alguem se torna o Número Um matando o antigo Número Um e tomando sua bandana. Entretanto, somente aquele que tiver a bandana de "Número Dois" tem direito de desafiar o Número Um. Este mangá de qualidade técnica excepcional e roteiro adulto a la Kill Bill é uma excelente opção para os amantes dos animes.
Para Saber Mais: Anitube | AnimesWord | UOL Mais

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A União de Capoeira do Distrito Federal realiza diversas atividades culturais na UPIS

Nossos Parceiros da UCDF realizam eventos que encerram ás atividades desenvolvidas durante o ano de 2011. Desde oficinas, aulões, palestras, apresentações, batizados, exposições e o Projeto desenvolvido em parceria com a ASCAPIS: Areal das Artes - Cultura para Todos.

Ocupação Funarte 2011 Brasília - DF Espetáculos e Oficinas de 23 de novembro a 11 de dezembro de 2011

Atores, diretores e autores de todo país se encontram com o público do Distrito Federal, no Projeto: Ocupação Funarte 2011. Espetáculos a preços populares e oficinas de dramaturgia gratuitas.

Data: de 23/11 a 11/12 de 2011
Local: Funarte
Ingressos: R$ 10,00 a inteira
Para Saber Mais: Funarte

Ocupação Funarte - Oficina para Atores com Juliana Galdino

Data: 10/12/11
Hora: 14h
Local: Funarte

Ocupação Funarte - Oficina para Atores com Maurício Assunção

Data: 03/12/11
Hora: 14h
Local: Funarte

Ocupação Funarte - Oficina para Atores com Roberto Alvim


Oficina de Dramaturgia: Criação e análise das estratégias dramatúrgicas empregadas na construção de poéticas contemporâneas.
Data: 26/11/11
Hora: 14h
Local: Funarte

Comunicação a uma academia, baseado no texto de Franz Kafka com direção de Roberto Alvim

Comunicação a uma academia - com Juliana Galdino e Gê Viana
Data: 10/12 e 11/12
Hora: 21h dia 10/12 e 20h dia 11/12
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Sexo aos 60

Sexo aos 60 - com Alexandre Riboni
Data: 09/12
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Vila dos Mistérios

Vila dos Mistérios - com Anasha Gelli
Data: 08/12
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

JK - com Murilo Grossi e direção de Hugo Rodas

JK - com Murilo Grossi
Data: 07/12
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Casa de ferro


Casa de ferro - com Maurício Assunção
Data: 03/12 e 04/12
Hora: 21h dia 03/12 e 20h dia 04/12
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE


Quero ser igual a eles

Quero ser igual a eles - com José Regino
Data: 02/12
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Trágico se não fosse cômico

Trágico se não fosse cômico - com Miquéias Paz
Data: 02/12
Hora: 19h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Saia de Pandora

Saia de Pandora- com Mariana Baeta
Data: 1º de dezembro
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Interna de Intão

Interna de Intão - com Graça Veloso
Data: 30/11
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

45 Minutos

45 Minutos - com Caco Ciocler
Data: 26/11 e 27/11
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

A Incrível Mulher que Virou Jarro

A Incrível Mulher que Virou Jarro - com Ana Flávia Garcia
Data: 25/11
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Solos em Cena - Projeto da FUNARTE vai de hoje a 11 de dezembro na sala Plinio Marcos


Gandhi - com João Signorelli
Data: 23/11 e 24/11
Hora: 21h
Local: Funarte - Sala Plinio Marcos - DF
Para Saber Mais: FUNARTE

Acervo Origens - Conheça a história e os materiais coletados desta importante iniciativa de promoção e valorização da Cultura por Cacai Nunes


Histórico

O blog Acervo Origens é fruto do trabalho de pesquisa coordenado pelo violeiro Cacai Nunes, e que tem por objeto a música regional de Norte a Sul, o samba, o choro, as modinhas, a música caipira, o reisado, entre outras tradições. Voltado para a área de música, o Blog Acervo Origens democratiza o acesso a registros culturais em forma de áudio, vídeo.

Registro da Cultura Popular

Em 2001, Cacai Nunes começou a pesquisar sobre a música brasileira, tendo registrado horas e horas em áudio e vídeo algumas festas populares, como a Festa de São Sebastião – Trancoso/BA, o III Encontro de Folia de Reis do Entorno e DF em 2002, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em 2003.

Promoção de Eventos


Entre 2005 e 2008, o músico produziu eventos em Brasília com foco na música regional brasileira, como a Festa Origens e o Forró Lorota Boa. Em janeiro de 2009, registrou manifestações culturais de dois povoados remanescentes de quilombos na Chapada Diamantina – BA: o Reisado do Povoado do Barro Branco em Rio de Contas e o Reisado do Povoado do Mulungu em Piatã, onde foi registrado também o encerramento da Festa de São Sebastião.

Democratização do Acesso

Com o acúmulo de material em anos de produção e pesquisas, Cacai sentiu a necessidade de disponibilizar este material de pesquisa e montou o Blog Acervo Origens em Setembro de 2006.
Inicialmente, o Blog entrou no ar divulgando os Lp`s de música brasileira que Cacai Nunes adquiria e, com o tempo, passou a disponibilizar vídeos exclusivos de suas andanças pelo Brasil.

Patrimônio Imaterial

É notável o interesse em (re)descobrir a música brasileira, suas origens e tradições. Vários são os Blog`s que se dedicam em divulgar a nossa música. O Blog Acervo Origens tem notoriedade e visibilidade como ferramenta de pesquisa, dentro do meio de Blog`s de música brasileira.

Pesquisa

É uma excelente fonte de pesquisa e consulta para músicos e demais interessados nesse segmento. Com visitas diárias vindas do mundo todo, o Blog Acervo Origens está na lista dos melhores Blogs em pesquisa musical do momento.

O CASA XV parabeniza a todos que lutam pela democratização da cultura e promoção dos bens culturais, tanto materiais quanto imateriais.

Para Saber Mais: Acervo Origens

Oficina de Teatro Fórum do Centro de Teatro do Oprimido


No mês de dezembro de 2011 o CTO realizará oficinas públicas de teatro fórum, com montagem de espetáculo, onde os participantes terão a oportunidade de apreender a técnica além de participar da montagem, figurino e criação de texto, com duas apresentações públicas.
Ao final da oficina haverá entrega de certificados para os participantes que freqüentarem, no mínimo, 75% das aulas.
Oficinas: de 05 a 09 e 12 a 17 de Dezembro
Hora 19h às 22h
Apresentações públicas 16 e 17 de Dezembro

Informações e Inscrições:
Claudia Simone: claudiasimone@ctorio.org.br
Monique Rodrigues: moniquerodrigues@ctorio.org.br
Fone: (21) 2232-5826| 2215-0503
Para Saber Mais: CTO

Lançamento do Livro Casas da Música no Porto: para a história da cidade, 3º volume, a realizar no sábado, dia 26 de Novembro de 2011


Os seguidores do CASA XV em Portugal, não podem perder o evento literário que A Casa da Música tem o prazer de convidar para a sessão de lançamento do livro Casas da Música no Porto: para a história da cidade, 3º volume, a realizar no sábado, dia 26 de Novembro de 2011, pelas 18:30, no Corredor Nascente da Casa da Música. A sessão conta com a presença dos três autores, Rui Pereira, Sérgio C. Andrade e Ana Maria Liberal.
Casas da Música no Porto: para a história da cidade
A Casa da Música foi o primeiro edifício exclusivamente dedicado à música a ser construído no Porto. Contudo, existia já uma longa tradição musical que, na sua faceta de atividade lúdica em espaços públicos, começou a desenvolver-se a partir da segunda metade do século XVIII. Os livros Casas da Música no Porto pretendem ilustrar a vida musical da cidade através dos locais onde a música foi dada a ouvir.

Desde o Teatro do Corpo da Guarda, construído nas cocheiras do palacete do Duque de Lafões, em 1760, até à inauguração da Casa da Música, em 2005, assistimos a um enorme desenvolvimento da produção artística e da própria arquitetura das salas de espectáculos, o qual é relatado tendo em conta os seus protagonistas.

Casas da Música no Porto é um projeto dividido em três volumes: o primeiro versa sobre os séculos XVIII e XIX; o segundo e o terceiro, sobre o século XX. O terceiro volume versa sobre a segunda metade do século XX, desde a abertura do Pavilhão de Desportos (Palácio de Cristal), em 1951, até à inauguração do Teatro Helena Sá e Costa, em 2000. Ilustrado com gravuras, fotografias e documentos da época, Casas da Música no Porto é dedicado a todos os que gostam de música e vivem a cidade de uma forma apaixonada.

Para Saber Mais: CASA DA MÚSICA

Seleção de Atores em Brasília


Oi pessoal, Na próxima quinta-feira (24/11) será realizada a seleção de duas atrizes para o espetáculo teatral "Jardim de Poesia".

Data: 24 de novembro
Hora: 14h
Local: ARUC

Informações: Janaina Rico (8211-7368) Sarita (84584434) Bjs Janaina Rico

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Placenta - Paquidermes Cia de Teatro

Baseado na pintura “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli e no imaginário umbilical de Frida Kahlo, “Placenta!” é uma performance dolorosa e de excepcional sensibilidade. A criação, argumento e direção são de Herbert Costa e a interpretação é de Tássia Oliveira e Chico Nunes.
Data: 24 de novembro
Hora: 20h
Local: Espaço Imaginário
Endereço: QR 406 cj 30 cs 06 Samambaia - Norte - DF